Como desenvolver aplicativos Android | Not for Developers
Para se produzir aplicativos, a grosso modo, são necessários os seguintes requisitos: IDE, Linguagem de Programação e SDK ou Framework.
Mas o que é uma IDE ?
Uma IDE — integrated development environment é um programa desenhado para construir outros programas, são exemplos de IDE: Eclipse, Android Studio, PyCharm, PhpStorm, InteliJ dentre muitos outros.
E por que precisamos de uma IDE ?
Uma IDE fornece muitos recursos para os programadores, como: editor de texto amigável, atalhos de teclado, código boilerplate, recursos de refactoring (edição), test, debugging (encontrar bugs), build (criar um app), clean tools dentre muitos outros. Todos esses recursos oferecem mais produtividade e qualidade para as aplicações geradas.
Qual a IDE para desenvolver aplicativos android ?
A IDE oficial para produzir aplicativos android é o Android Studio, mas eu diria que depende, depende do tipo de aplicação que você vai desenvolver. Basicamente temos os seguintes tipos de aplicações.
- Aplicações Nativas: essas aplicações são desenvolvidas com recursos nativos do sistema operacional android, quando digo recurso, estou me referindo às linguagens de programação (Java, Kotlin, C, C++ ) e SDK android. São ditas nativas porque foram originalmente desenhadas para rodar sob o Android SO. Nesse tipo de contexto, Android Studio é a IDE Oficial.
- Aplicações Web: É possível criar aplicações web, com recursos web (HTML, CSS e Javascript) nesse sentido, essas aplicações são limitadas aos recursos de um browser (pense no Chrome), pois são executadas em um. A vantagem de criar esse tipo de aplicação consiste na velocidade de produção. Nesse contexto, VsCode, Sublime, dentre outros são boas opções de IDE.
- Aplicações Híbridas: É possível ainda criar aplicações híbridas, construídas sob um framework (Ionic, Vue.Js ou React) . A vantagem de utilizar um Framework como estes, consiste em produzir um único código fonte para duas plataformas: Android e IOS. Apesar de aparentar o ouro no fim do arco-íris, esse tipo de aplicação tem suas limitações se comparada às aplicações nativas, como por exemplo, performance.
As Linguagens de Programação.
Uma vez definido o tipo de aplicação que você vai construir (Nativa, Web ou Híbrida Lembra ?) Você vai utilizar alguma Linguagem de Programação. No contexto deste artigo vamos construir uma aplicação nativa. Nesse sentido, podemos construir aplicações com as seguintes linguagens: C ou C++, Java ou Kotlin.
C ou C++ geralmente são utilizadas quando se faz necessário ter alta performance, calibrar hardware como: câmera e outros sensores. Java e Kotlin são utilizados para produzir as aplicações que conhecemos, como uma calculadora ou a galeria do celular.
Você deve tá se perguntando, que Diabos é uma linguagem de programação ? Uma linguagem de programação, nada mais é uma forma de nós, meros mortais, se comunicar com um computador. Por meio dela podemos enviar instruções a serem executadas pela máquina. Uma vez que vamos escrevendo várias instruções, criamos então um algoritmo. Um algoritmo é, por definição, uma sequência de passos a serem seguidos, similar a uma receita de bolo. Cada Algoritmo pode criar uma funcionalidade, como por exemplo, realizar uma ligação, enviar uma foto ou gravar um áudio.
SDK ou Framework
Para desenvolver para android, é preciso conhecer o SDK — Software Development Kit. o SDK fornece recursos necessários para construir uma aplicação. Sejam recursos simples, como construir janelas, botão e demais recursos de UI, ou recursos para testar e compilar aplicações. O fato é, que para se construir qualquer aplicação android é necessário o conhecimento do android SDK ou de um framework como React.
Esta Curioso pra saber mais sobre Linguagens de Programação, confira o video abaixo: